domingo, 30 de janeiro de 2011

"Bem Aventurados"

Quando para nós a felicidade se conquista com critérios de sucessos e êxitos particulares, eis que Deus vem «baralhar» esses conceitos e certezas para os propor algo de absolutamente distinto e provocador!
Não é fácil para os nossos ouvidos e os nossos corações escutar com solenidade e como definitivo as palavras do «Sermão da Montanha». «Felizes os pobres... felizes os que choram... felizes os humildes... felizes os misericordiosos... felizes os construtores da paz... felizes os puros de coração... felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça... felizes quando fordes caluniados e perseguidos por causa do Evangelho e vos acusarem de toda a espécie de mal»!
É, de facto, escandalosa, desconcertante, a proposta de Jesus!
Com facilidade a definimos como ultrapassada e utópica, como irrealista e desajustada aos novos tempos, como impossível e a necessária e urgente adaptação às novas realidades do homem contemporâneo!
E, no entanto, essas mesmas palavras continuam a ser a «delícia» de incontáveis corações que, sem medo, as adoptam como critério de vida, como «estrada» a percorrer, como ideal a abraçar!
Difícil? Certamente! Mas nunca o Senhor Jesus nos falou de facilidade, de ligeireza, de felicidades espontâneas e epidérmicas!
Resta-nos sempre a hipótese de escutar esse «Sermão da Montanha» com ouvidos renovados e corações purificados; podemos sempre acolher essa proposta como caminho de vida ou afugentá-la para bem longe da nossa existência a fim de nos entregarmos ao simplismo da auto-suficiência, à comunhão com os poderes e glórias terrenas alcançadas a custos perigosíssimos, à cumplicidade com as corrupções de maior ou menor densidade e consequência...
Uma verdade maior não podemos esconder: há mais de dois mil anos que estas palavras, esta proposta de vida, é apresentada e seguida, acolhida e amada, como profunda e verdadeira libertação! Há mais de dois mil anos que gente como nós se deixa transfigurar e rasga na História trilhos e traços que o tempo não consegue apagar! Simplesmente porque fundaram e assentaram os seus passos nos passos do Cordeiro! Gente que fica na História do Coração de Deus. E apenas essa importa; apena essa pauta o devir do próprio tempo.
Hoje, cada um de nós, pode escutar essas mesmas palavras; hoje cada um dos nossos corações pode acolher ese segredo guardado e partilhado por Deus: «Bem Aventurados»...
A decisão é nossa. Apenas nossa!
Os triunfos e sucessos, glórias e êxitos que o mundo gera em cada tempo, passsíveis de enganos, desilusões, solidões e cansaços ou uma outra glória e uma outra felicidade que advém do abraço que damos - ou não - à humildade e à simplicidade, à escolha da verdade e da justiça, ao combate pela fraternidade e à construção da paz.
O prémio, é certo, no coração do mundo, pode ser a perseguição e as lágrimas derramadas, as calúnias e a difamação, o «deserto» e os «dedos apontados» como tribunais de novas inquisições sociais ou eclesiásticas! Mas, e ao mesmo tempo, outra «sentença» se debruça sobre nós quando ousamos a «loucura de Deus» em detrimento da «sabedoria dos homens»: «Bem Aventurados»!
Que Deus nos ajude a acreditar nesse Seu segredo mais que nas promessas gloriosas da mesquinhez contemporânea que, não raras vezes brota do coração da própria Igreja!

7 comentários:

  1. Tudo o que Deus criou para nós é perfeito ,o que nós temos feito de tudo e de nossas vidas ,é que não tem nada a ver com Deus ,para que quero o mundo lá fora se não tiver Jesus Cristo no meu coração? para nada .
    Bem " Aventurados"e que consigamos nós sermos com todo o caminhar lado a lado do nosso Prior indicando-nos o caminho do Céu e do nosso Pai que nos espera um dia com a SUA Misericórdia.
    Bem haja Padre António , um Bom Dia e as melhoras

    ResponderEliminar
  2. "Bem Aventurados"
    Ao ler todo o Sentir desta meditação e as Palavras do Evangelho, é como se Elas me tivessem a ser transmitidas oralmente e como me fazem meditar e pensar, como é imperativo rever a minha vida e aplicar a Palavra de Jesus em mim ,só assim estarei no Seu Caminho e só essa é a vontade do meu coração.

    ResponderEliminar
  3. Esvaziar o coração... enchê-lo de Deus!

    ResponderEliminar
  4. Senhor, fazei-me instrumento de Vossa paz ,que eu consiga fortalecer-me e apesar das dificuldades e possa continuar sempre a seguir o TEU caminho e a ajudar alguéma tomá-lo também.
    Não é fácil, mas só com as dificuldades muitas vezes se vai dar o valor ao amor e assim nos deixa indiferentes a mentira ,inveja ,critica e tantos outros.
    Ao desvalorizar os sentimentos negativos e continuar-mos o nosso caminho em Cristo não nos desviando e mostrando que a vida não é assim, estamos a fazer alguém pensar e interrogar-se qual será o caminho certo ,se o não o tomarem é porque estão muito longe de DEUS e a opcção de vida não foi a certa.
    Padre António bem haja ,pelas Suas Palavras, Deus O Consagrou com todo o amor para que nos conduzisse até ELE,obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Sr. Prior
    Cada meditar ,partilhar,homilia é um transparecer de vontade de nos levar ao caminho de Deus,não para ouvirmos o que os nossos ouvidos querem ouvir ,mas sim Jesus, em Suas Palavras,com amor ,convicção ,verdade e só assim nos chegam ao coração,criando raízes,fazendo-nos meditar e ansiar fortemente pelo amor de Cristo,sentindo-nos mais fortalecidos a reagir nos momentos mais difíceis.
    De outro modo,seria ilusão e depressa se esfumaria,nem reagiríamos, toda a casa que não for construída sobre a rocha depressa ruirá.
    Só o amor ,a verdade é a base de tudo.

    ResponderEliminar
  6. Jesus Cristo, vem habitar em mim par que eu possa resplandecer todo o Vosso Amor

    ResponderEliminar
  7. Que emoção tantos jovens a terem sede de Jesus e pensar, que tantos outros estão a dar os primeiros passos e a sentirem a sede,a tomar conta daqueles corações pequeninos, que nos ensinam tanto,seus sorriso límpidos ,suas traquinices,tudo.
    Bem Haja Senhor Prior por nos fazer experimentar o Céu com todo o amor.
    Tenho sede...Tenho sede de Jesus cada vez mais em mim.

    ResponderEliminar

Web Analytics