terça-feira, 30 de novembro de 2010

"Caminhos..."

"Levo-te comigo para não te perder"
Daqui a algumas breves horas estarei a partir para uma experiência, repetida e, porém, sempre nova: caminhar a pé até Fátima, Altar do mundo...
Serão três dias de caminho, marcados com a "rudeza" do silêncio neste nosso tempo de "sons" e de "barulhos"; marcados com a indigência desejada de ser capaz de me alimentar com  pão e água, símbolos da pequenez e de despojamento nesta sociedade de consumo tão desordenado quão desenfreado; marcados com a intensidade da oração e da contemplação, buscando abstrair de acessórios e banalidades que não raras vezes asfixiam a alma e sufocam os corações.
Caminhar, com frio ou calor, vento ou chuva, tormentas ou tempestades, mas caminhar, a fim de me deixar encontrar por Deus que me quer mais d'Ele, mais santo!
Mas não, não vou sozinho.
Neste início de Advento quero levar comigo este Estoril que me foi confiado; quero levar cada coração, cada família, cada sonho e cada dor, cada medo e cada esperança. E em cada passo, com maior ou menor dificuldade, entregar, oferecer, confiar, cada homem e mulher, jovem ou criança, que são o meu "eu", a razão do meu "ser" aqui e agora.
Sinto e pressinto que precisamos todos ser mais de Deus; que precisamos de rezar mais, muito mais; que urgem corações distintos, grandes, ricos, santos; que precisamos de re-equacionar a direcção dos caminhos que trilhamos; que precisamos de repensar prioridades, atitudes, desejos, certezas e verdades; que precisamos de aprender e reaprender o que significa "verdade", "perdão", "partilha", "transparência", "serviço", "frontalidade", "amor"...
Também por isso me predisponho a caminhar; também por isso quero fazer "deserto", não como quem foge ou se esconde mas, ao contrário, como quem busca o que vale mais, o essencial, o fundamental, e se sacia nos rios da simplicidade e da paz, da limpidez e da liberdade.
Como alguém canta, "levo-te comigo para não te perder"!
Queiras ou não, sintas que precisas ou não, fosse esse o teu desejo ou não, "levo-te comigo para não te perder" ó Estoril!
Para te entregar, de novo, como se fosse a primeira vez, para te consagrar, de novo, ao Coração Imaculado d'Aquela que nos doou o seu próprio filho.
E quando - eu sei que será assim - quando eu conseguir fitar o meu olhar no olhar da Mãe de Deus e me escorrerem as lágrimas pelo rosto, então sentirei, de novo, que não foram em vão os meus passos, os meus caminhos...
Porque tudo, mas absolutamente tudo, que é vivido por amor, vale sempre a pena ser vivido...

10 comentários:

  1. Obrigado... Pelo testemunho, pela partilha e por nos lembrar sempre a riqueza que é ter Nossa Senhora como Mãe...

    ResponderEliminar
  2. Bem haja
    Padre António, por todo esse sentir e pode crer, que as minhas lágrimas se unem ás Suas e todo o meu sentir pela virgem Maria,mãe Santíssima nos dar Seu Filho muito amado para nossa redenção.
    E que todo o Seu Espírito seja inundado de Amor, Paz,serenidade para receber Jesus.
    Obrigada por nos levar no coração.

    ResponderEliminar
  3. Caminho consigo, rezo consigo...
    Avé Maria...
    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Amigo, vou consigo.. mesmo que não me veja por aí. Vai a minha oração: por si, pela nossa paróquia, pela nossa Igreja querida e muito mimada na nossa terra mas muito sofrida noutras terras lá longe.
    Nem sabemos a sorte que temos, somos como aqueles filhos mimados que imaginam que fora de casa encontrarão um bem maior sem verem que o bem maior já é deles e se esquecem de o agradecer.
    Beijinhos e bons passos

    ResponderEliminar
  5. A emoção ao ler foi tão grande que escrevi,chorei, nem sei se consegui mandar o comentário(a experiência é pouca e a emoção muita).
    Padre António vai levar o Estoril e pode crer que nós todos vamos e ficamos Consigo em oração.
    Só um coração simples,como o SEU,com uma dádiva profunda ao coração de Maria e ao Seu filho muito amado o faz.Bem haja e que Ele consiga captar todo esse amor para que as lágrimas possam fluir livres e com muito amor ao coração de Maria.
    Bem haja com um abraço de agradecimento sentido.

    ResponderEliminar
  6. Boa Viagem pe António,Que Deus caminhe CONSIGO,bEM Haja por tal feito.
    Que Nossa Sra O ajude na sua jornada,peço-lhe as suas orações para mim,e para a minha familía.,em especial para a minha mãe que tem estado doente.
    Deus O ABENÇÕE!!!
    cUMPRIMENTOS.

    ResponderEliminar
  7. Eu junto a minha humilde prece e peço à Virgem Maria,nossa mãe, que interceda pelo nosso Prior,para que seja sempre portador de toda esta inquietação,deste amor que queima e LHE abrasa o coração e que a todos nós nos transmite, levando-nos ao Senhor nosso Deus.
    Padre António tem um Dom muito forte ,maravilhoso que é transcendente .
    De todo o Estoril um bem haja.

    ResponderEliminar
  8. "Caminhos " como são tortuosos os caminhos e muito mais quando não encontramos o nosso caminho certo, quando a estrada não está delineada.
    Mas ao encontrar nela alguém que nos levou e nos leva em direcção à verdade à vida a Cristo ,não à felicidade maior.
    esquecemos tudo e só queremos andar até encontrar Jesus em nossas vidas.

    ResponderEliminar
  9. Como este partilhar é belo e cheio de sentimento ,como me faz bem recordar todo este sentir de um coração pulsando por todos nós ,Estoril.
    E agora vamos nós dar força ao nosso Prior e o nosso abraço para que encontre outros corações que O apaixonem ,mas que não se esqueça de nós.Com carinho,Bem haja

    ResponderEliminar
  10. "Não foram em vão os passos,os caminhos.Porque tudo,absolutamente tudo que é vivido por amor,vale a pena ser vivido",este é um pequenino enxerto e tudo o resto me faz sentir que fomos muito amados ,sem darmos de volta esta entrega profunda.

    ResponderEliminar

Web Analytics