sábado, 2 de outubro de 2010

"Estoril"

Era noite, e sentia um peso enorme sobre os ombros...
Pela primeira vez, pisava o altar da igreja; no silêncio e diante da presença misteriosa mas real de Jesus no Sacrário, apenas Lhe perguntava: «E agora, Senhor?».
Havia professado a fé da Igreja diante de uma nova Comunidade à qual tinha sido envidado a servir; havia dito que sim, que aqui quereria ser imagem do Bom Pastor, nessa missão única e arrebatadora de entregar cada dia, cada hora, minuto e segundo do meu ser.
O desconhecido banhava-me a alma e o coração.
A incerteza abraçava o meu sentir.
A paz que irradiava do Sacrário sossegava o meu interior...
E passaram quatro anos.
Com tantas histórias e momentos, com tantos sorrisos e sonhos, com lágrimas e desalentos, com projectos e esperanças, com soluços e gargalhadas...
«E agora, Senhor?» teimo em perguntar, cada dia.
Pois como Job - na leitura da Missa de hoje - apenas consigo balbuciar: "sou tão pequeno"!
«Pequeno» diante da tarefa imensa que tenho diante de mim; «pequeno» perante a gigantesca responsabilidade que é guiar esta Comunidade para Deus; «pequeno» em talentos e capacidades, em talentos e qualidades!
Mas «grande» neste desejo imenso, total, de aqui me gastar e desgastar para que cada coração seja mais e mais de Deus.
«Grande» nessa vontade de viver em fidelidade e, nela e por ela, servir e amar a Igreja, minha mãe.
«Grande» na certeza que é «aqui» e «agora» que Deus me salva, na medida em que O servir e amar em cada coração que me está entregue.
«Grande» na convicção de que enquanto aqui estiver um único desejo me invade a existência: «no coração da Igreja, eu quero ser o amor».
Amor que se dá e que se recebe; amor que é silêncio e é palavra; amor que é mágoa e é perdão; amor que é abraço e é calúnia acolhida; amor que é bênção é maledicência transfigurada em oblação; amor que é sonho e sorriso cúmplice com tantos e tantos que ousam um mundo e uma Igreja ao estilo e ao jeito de Jesus.
Quatro anos de caminho nestas terras deste Estoril que Deus ama.
Quatro anos de vida que defino como «graça», «gratidão», «bênção», «sonho», «cumplicidade», «ousadia» e «perseverança».
Não isentos de fracassos nem de derrotas; não desprovidos de fragilidades nem de pecados. Mas quatro anos em que «teimosamente» busquei ser o amor no coração da Igreja que também aqui pulsa neste Estoril.

"Sou tão pequeno", Senhor meu Deus!
Mas, «basta-me a Tua Graça».
E como naquele primeiro dia, Te repito, Te segredo, no silêncio desta noite: "Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade"!

18 comentários:

  1. Obrigada, Pe. António, por estes quatro anos tão cheios de Cristo; obrigada por teimar em mostrar-nos o caminho do Céu.
    Queiramos nós percorrer esse caminho...
    Um beijinho amigo

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada sr. Pe. António pelo seu testemunho de vida. Que O Pai o proteja sempre. Abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  3. Padre António, simplesmente obrigado, por ser o nosso Pastor «Preciso de Si ,gosto de Si» e peço humildemente a Jesus Cristo que O guarde e ajude em todo o SEU Ministério.
    Deus sabe o quanto gosto de Si,emocionada obrigada ,pelo amigo , Pastor.

    ResponderEliminar
  4. EQUIPAS DE NOSSA SENHORA2 de outubro de 2010 às 12:16

    continuamos a rezar por SI, onde se encontre, pois sabemos que independente da comunidade, o SRª PADRE; ESTARÁ SEMPRE AO SERVIÇO DA COMUNIDADE DE JESUS CRISTRO, QUE ADORA. BEM HAJA PELO DOM DA VIDA .
    CASAIS Nº. SENHº.

    ResponderEliminar
  5. Padre António, são sentimentos tão profundos,tão sentidos, que muito difícil é dizer seja o que for,apenas que O queremos sempre aqui connosco,nessa entrega total a Jesus Cristo,ao Estoril e a quem, nem é do Estoril .
    Jesus Cristo O consagrou e LHE deu o nosso caminho para desbravar e nos levar para junto DELE com muito amor ,não é fácil,mas existe no nosso Prior muita força e amor capaz de virar o mundo.
    Obrigado por ser como é ,um Apóstolo de Jesus Cristo .Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Sr. Padre
    Apesar da sua sentida "pequenez" logrou conduzir-me a um estado de tão profunda comunhão com o Amor de Deus, que nenhum mortal conseguirá jamais proporcionar-me a Paz que encontrei nesse encontro.
    É caminhando em serviço comunitário, em oração comunitária, em estudo profundo da palavra de Deus, com aprofundamento da Biblia, que logramos crescer esprititualmente, mais e mais em direcção ao Pai.
    Mas é também em momentos de silêncio interior, entrando naquele recôndito da Alma onde só cabe o nosso diálogo com Deus, que conseguimos alcançar esse estado de Paz, Alegria, Amor, Felicidade, que mais não são do que o Reino dos Céus no nosso coração.
    Que cada um de nós faça a sua parte, consciente de que só com a mudança interior de cada um se pode obter a mudança do Todo.
    Amélia

    ResponderEliminar
  7. Estamos todos na mesma Barca...rezamos, choramos e rimos juntos! Jesus vem connosco. Jesus está connosco! Temos aprendido com o Pe. António a confiar, a rezar, a esperar e a continuar a deitar as redes vezes sem conta.

    ResponderEliminar
  8. Sabe , Reverencia : é muito difícil , se encontrar um Sacerdote, que queira caminhar com o seu povo, sim! porque Vossa Reverencia, sabe nós somos fragmentos , de um Igreja que espera, seus filhos para oração, e mais contentes, ficamos de ver um sacerdote, a ser um Bom pastor , como o revela aqui, no seu blogue .
    Creia , que fico, mesmo satisfeita que Vossa Reverencia , seja o impulsionador , de uma Igreja bem sólida, e bem Carismática . Por isso lhe deixo as minhas felicitações, e pedindo a Deus que o guarde sempre
    Candida batista

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Pastor! " tão pequeno", mas com um coração gigante que pega fogo ao Estoril! Continue a ser espelho de Cristo, simbolo de fé! abraço TP

    ResponderEliminar
  10. Senhor Prior, é com grande emoção, que subscrevo todos os comentários e digo que o SEU Dom, nos ultrapassa,nos chega ao coração com muito amor e nos conduz a Cristo .
    Muitas felicidades, obrigado por estar aqui .

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Senhor pela força que dás a estes sacerdotes que nos ajudam a caminhar para Ti.Continua Senhor a derramar o Teu Espírito Santo, tão necessário em todos.

    ResponderEliminar
  12. A sua pequenez torna-o capaz de pegar fogo ao Mundo.É de "homens pequenos"que a HUMANIDADE precisa, na busca do caminho para a casa do Pai.Bem haja Pe. António.

    ResponderEliminar
  13. Obrigado TP! Contamos consigo, conte connosco! Abraço

    ResponderEliminar
  14. Foi com sentimentos de muita alegria que hoje vimos o seu blog onde partilhava os quatro anos já passados na Paróquia do Estoril...
    Essa comunidade decerto dará Graças a Deus pelo Sacerdote que o Senhor lhes enviou.
    Também nós partilhamos essa Graça que é vivermos alguns momentos consigo, o Amigo que nos desafia, que nos inquieta com a sua exigência não nos deixando acomodar.
    Nem sempre é fácil o caminho mas temos a certeza de querermos ser mais de Jesus.

    ResponderEliminar
  15. Apenas hoje consegui comentar as suas palavras apesar de não ser já no dia da sua entrada para essa Paróquia! Todavia não posso deixar de o felicitar. Não sendo seu paroquiano, sempre que consigo celebro consigo e com a sua Comunidade a Eucaristia. Esse desafio permanente, essa inquietação constante e construtiva, esse desassossego que nos interpela e faz ser de Deus são uma bênção para mim e a minha família. Rezamos por si e damos graças pelo seu ministério. Ainda que não seja oficialmente o nosso pastor, bendizemos a Deus o tê-lo encontrado nas nossas vidas. Um dia aparecer-lhe-ei para me dar a conhecer pessoalmente e o cumprimentar. Rezo para que o «Estoril» o ajude a ser sempre mais de Deus nessa sua paixão pela Igreja que somos todos nós.

    ResponderEliminar
  16. Abençoados vós, Paroquianos do Estoril por terem a graça de serem conduzidos por esse Pastor que não vê nem sente outra coisa senão o melhor para o seu Rebanho.
    Ele é um Pai, um Irmão, Um Amigo que não se cansa de apontar o Caminho que conduz à Felicidade.
    Deus permita que nunca sintam a falta do vosso Pastor, é sinal de que permanece entre vós.
    Rezem muito por ele. Amem- no muito!Mostrem- lhe com palavras e atitudes o quanto ele é importante e grande para vós.

    JR

    ResponderEliminar
  17. Sr. Prior diz-nos : «no coração da Igreja ,eu quero ser o amor» e sente-se mesmo esse amor, quando Seu olhar,Sua voz nos transmite o Evangelho, com clareza ,com amor abarcando uma Igreja completa,deixando-nos a meditar e a sentir que precisamos repensar, muita coisa, para seguir o caminho de Jesus Cristo.
    Bem Haja Padre António, continue sempre a transmitir-nos essa força,

    ResponderEliminar
  18. Por vezes, o tempo é longo, nunca mais passa,mas quando se está em contemplação,a rezar,a cantar a Jesus Cristo o tempo foge,assim foi a sensação da noite de ontem de Amor e Paz.
    Jesus Cristo em nossos corações e uma vontade de abraçar o mundo e fazer perceber como ELE é Amor e tudo o que se procura durante uma vida inteira sem encontrar,só N"ELE podemos repousar a nossa alma ,sentir e alcançar a Paz e amor,que todos nós precisamos.

    ResponderEliminar

Web Analytics