domingo, 5 de setembro de 2010

"Não é digno de Mim"

«Se alguém ver ter comigo e não Me preferir aos seus familiares, não pode ser meu discípulo; quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo; quem não renunciar a todos os seus bens, não pode ser Meu discípulo».
Palavras exigentes do Senhor Jesus, que provocam a nossa inércia e apatia; palavras que desassossegam os nossos comodismos e instalações, que desarmam as nossas consciências sempre tranquilas e serenas diante do que já fizemos, partilhámos ou vivemos!
Estas sentenças de Jesus, escutadas no Evangelho deste Domingo, pretendem definir as verdadeiras características do discípulo. Quando pensamos e nos convencemos que somos de Deus porque celebramos a Eucaristia, fazemos as nossas orações, abraçamos determinadas espiritualidades, o Mestre da Galileia vem esclarecer-nos que apenas somos d'Ele na medida em que O colocamos, profunda e autenticamente, no centro da nossa existência, quando O temos como meta e horizonte do nosso caminhar, como razão primeira e última da nossa vida.
Ser discípulo é mais, é imensamente mais, do que uma simples pertença sócio-religiosa! É mais, é imensamente mais, que um gesticular de rituais ou o afirmar de verdades dogmáticas, por mais profundas, sábias ou espirituais que elas sejam!
Com efeito, a Jesus nunca lhe importou a «massificação» de seguidores, a quantidade de aderentes; ao Mestre de Nazaré importava a qualidade dos discípulos, a pureza e verdade dos seus corações, a adesão gratuita e incondicional das Suas propostas, por mais radicais ou utópicas com que as possamos definir!
O medo dessas palavras, a ligeireza com que demasiadas vezes escutamos a Palavra proclamada, a supérflua interpretação que dela fazemos, segundo os nossos critérios sempre tão terrenos e mundanos, apenas conseguem a adulteração daquilo que Jesus pede à Igreja, a cada um de nós!
Continuo a acreditar que é a exigência que nos prende, que nos seduz e apaixona a grandes ideais. O facilitismo das propostas do tempo actual não conseguem arrebatar as nossas forças, energias e entusiasmos profundos.
Hoje é relembrado a cada um de nós a força de uma Palavra, que incomoda, que desinstala e desassossega. Mas uma Palavra que, feita vida em nós, se transforma em sal e fermento de uma nova humanidade. Escolher Jesus e o Seu Reino, em detrimento dos mais nobres valores e ideais humanos será sempre o único caminho para a pertença ao Céu.
Intentar «baixar a fasquia» da exigência evangélica apenas nos alcançará como resposta a questão sempre actual e pertinente de Jesus: "Também vós vos quereis ir embora?".
"A quem iremos nós, Senhor; só Tu tens palavras de vida eterna" , respondeu Pedro, já consciente da sua fragilidade e pretensão mundana!
Sejamos nós capazes de acreditar que a Palavra de Deus vale mais, imensamente mais, que todas as palavras humanas e decidamo-nos a esse seguimento incondicional.
Aquilo que sempre será considerado loucura para o mundo, torna-se, na fé, sabedoria de Deus. E apenas essa mesma sabedoria nos importa alcançar e viver.
Na verdade, temos de acreditar que não importa tanto sermos muitos; vale apenas sermos bons, sermos santos. Apenas dessa forma seremos "sal da terra e luz do mundo"!
Na medida da nossa entrega confiante a essa Palavra nos escusaremos a escutar aquela outra: "Não é digno de Mim"!

7 comentários:

  1. Quanto eu desejava escrever agora, mas não posso ,mas digo apenas, será que eu realmente sou toda de DEUS, como eu penso?
    Todos os dias entrego a minha vida a Deus e se faça sempre a SUA vontade,nunca a minha.
    E que ELE me indique sempreo caminho para Ele

    ResponderEliminar
  2. Todo o conteúdo desta meditação, nos faz pensar muito em tudo o que nós somos ,e como actuamos na vida, se realmente tem alguma coisa a ver com Deus.
    Tantas vezes nós dizemos somos católicas, mas não pensamos na dimensão dessa afirmação.
    Andei muitos anos em que Deus nunca me abandonou, mas que eu hoje posso dizer, que eu não era ,nem sou merecedora de tudo o que ELE me tem concedido.
    Eu amo a Deus com toda a minha alma e peço a todo o momento que ELE me mostre,indique e me dê uma luz ,de todo o caminho e da minha missão na terra para que humildemente O possa servir.
    " Eu não sou digna DELE"

    ResponderEliminar
  3. Senhor Padre
    Obrigada por ter partilhado no seu blog a leitura que faz sobre a exigência que Jesus nos faz em sermos Evangelho vivo, sempre e acima de tudo.
    É bom chegar do Alentejo muito cansada, com o peso de toda a familia doente em cima de mim e poder ainda durante o dia de domingo, ler a sua meditação.
    Bem haja por isso
    Entendo que o blog utilizado desta forma pode ser uma forma muito util de fazer chegar o Evangelho aqueles que não vão à Eucaristia, ou que dela fazem uma rotina de tal ordem, ´
    que nem ouvem as leituras, nem a homilia.
    O texto escrito fica para sempre
    E marca como tal, para quem o quiser ler e meditar sobre as suas palavras
    Bem haja

    ResponderEliminar
  4. "Tomai, Senhor, e recebei...tudo é Vosso, disponde..."

    ResponderEliminar
  5. Por vezes pensamos que já fizemos tudo ou quase tudo e finalmente, não fizemos nada ,porque o coração ,a vida ,não está absolutamente em DEUS.
    A entrega ou é total ou nada vale.

    ResponderEliminar
  6. e se não apelarmos à sua misericórdia, não temos hipótese nenhuma porque os nossos méritos não existem. Para mim, a maior segurança, é saber que Jesus foi um de nós e por isso conhece a nossa incapacidade. Ele foi maior que a nossa incapacidade, ganhou para nos abrir o caminho pela sua misericórdia. Assim, podemos confiar n'Ele e segui-lO sem medo porque é pela misericórdia de Deus, em nome de Jesus, que poderemos receber o dom da salvação. É bom! É leve, como Jesus nos promete :) Ele carregou com tudo e nós só devemos agradecer porque o que existe de bom, é sempre obra d'Ele. Nós, se nos entregarmos, seremos Seu instrumento mas não decidimos nem mandamos nem valemos rigorosamente coisa nenhuma. E isso é bom :) porque nos mantém livres.

    ResponderEliminar
  7. Somos dignos de Deus,mas incapazes de nos tornarmos dignos DELE.
    Quanto mais escutamos,lemos e absorvemos, a Sua Palavra ,mais o nosso coração sente o quanto Deus é bom e nos ama e como nós O continuamos a magoar em cada dia.
    Nós temos o bem e o mal,arrogância e a simplicidade, amor e a indiferença tudo ao dispor e por vezes nem estamos a sentir se fazemos a escolha certa,tal é as certezas erradas que temos em nós.
    Jesus Cristo dai-nos a sabedoria para vivermos no Teu Amor

    ResponderEliminar

Web Analytics