domingo, 19 de setembro de 2010

"Muda tudo até o mundo"

"É por amor que se aceita e também se diz que não
Só por amor se rejeita outro amor outra paixão
É por amor que se cai, ou se vence ou se resiste
Por amor nada nos dói, por ele não se desiste

É por amor que nos damos a quem não gosta de nós
É por amor que cantamos até já não termos voz
É por amor que se aposta toda a vida num segundo
Porque quando a gente gosta muda tudo até o mundo".

É verdade que se trata da letra de um fado.
Mas não é menos verdade que ele nos fala, relembra, de algo que teimosamente este nosso tempo teima esquecer. Não é menos verdade que estas palavras sublinham uma verdade maior que deveríamos deixar comandar o pulsar dos nossos corações.
«É por amor»!
Ou não é!
E a não ser, tudo quanto somos, dizemos, pensamos ou fazemos, fica comprometido.
O amor muda tudo, até o mundo.
O amor - bem sei que é uma palavra gasta, banalizada, mal tratada - é algo que nos há-de seduzir, arrebatar, conquistar. O amor é aquela «verdade» e aquele «sentir», aquela «experiência» e aquele «horizonte» que tem de nos definir enquanto pessoas e enquanto cristãos.
Bento XVI afirmava há tempos que «só o amor pode salvar o mundo».
E não será exagero afirmar que só o amor pode salvar a Igreja; só o amor pode salvar o homem que somos.
Esse amor que nos faz dizer «sim» e dizer «não»; esse amor que nos leva à aventura do perdão e da reconciliação; esse amor que nos impede de olhar fixamente e em exclusivo para o nosso umbigo; esse amor que nos faz esquecer de nós para corrermos em busca de cada outro; esse amor que, ao jeito de Jesus, nos impele a dar a própria vida e porque a isso somos chamados.
Por isso faz sentido cantar - com a voz e com a vida - que o amor muda tudo até o mundo.
A começar pelo mundo que nós somos, o mundo do nosso coração, o mundo do nosso pensar, o mundo do nosso olhar, o mundo do nosso desejar, o mundo do nosso sentir...
O amor como base sólida de cada amanhecer, enquanto nos for dado o dom de experienciar cada alvorecer, transfiguraria sobremaneira esta nossa humanidade.
Um pequeno passo, um simples desejo, uma humilde sentimento, uma «usada» palavra: amor.
Caminho verdadeiro que nos enche e nos preenche, estrada com sentido e sem fim, que muda tudo, até o mundo...
Um fado... cantado.
Um caminho... vivido.

9 comentários:

  1. É por amor e só por amor, vale a pena viver e fazer algo,só assim me vejo e me sinto de outro modo a vida não tem sentido para mim .
    Por vezes o nosso coração está inundado desse amor e não encontra expressão, palavras para o demonstrar, tal como ele é e buscamos talvez o modo mais complicado em que esse amor
    não é tão vísivel ,mas
    Sr, Prior por amor,pode contar no que for preciso sempre comigo.

    ResponderEliminar
  2. "toma a minha vida, fá-la de novo..."

    ResponderEliminar
  3. "Muda tudo até o mundo "
    Padre António hoje e sempre em mim todas as Suas Palavras fizeram eco ,as palavra de Deus que nos é comunicada com tanto amor.
    O amor pode mudar tudo, é verdade, só o amor pode mudar corações ,vidas e nisso e em tudo na vida, Deus tem a Sua Palavra e as Suas mãos, através de alguém, que ELE põe em nosso caminho e nos muda totalmente o nosso rumo . Bem haja Padre António, por ser essa pessoa, com o coração em Seu olhar atento.
    Só por amor com humildade se pode viver em Deus e com Deus.

    ResponderEliminar
  4. O amor, como diz o nosso Prior,quanto mais se dá, mais se tem para dar, o nosso coração fica mais aberto a tudo o que nos rodeia.
    Deus é amor e essas palavras vou ter sempre presentes no meu coração.
    Só com amor, se conquista corações fechados,se derruba barreiras e se chega ao maior amor o de JESUS CRISTO que é quem inunda nossos corações de luz de amor,de vida,de tudo .

    ResponderEliminar
  5. A medida do amor,é amar sem medida.

    ResponderEliminar
  6. Santo Agostinho dizia:
    -«Ama e faz o que quiseres,se calares,calarás com amor ,se gritares gritarás por amor,se tiveres o amor enraizado em ti ,nenhuma coisa senão o amor serão os frutos».
    Tendo amor no coração, em tudo o que se faz,pensa, só o amor resplandece e ganha forma de vida,tudo o resto é acessório,que em nada favorece.

    ResponderEliminar
  7. Como tudo muda ,Deus é assim ,o tempo vai passando um dia de cada vez e nós pensamos que está tudo na mesma,mas quando olhamos para trás como Deus actuou em nós devagarinho, silenciosamente ,um pouco aqui, outro acolá e aí estamos nós,cada vez mais enamorados de Jesus Cristo e seguindo os Seus caminhos ,com todo o amor e dedicação.
    E tudo mudou,com mais amor ,feliz e com Cristo.

    ResponderEliminar
  8. É por amor que tudo muda,mas aquele amor que vem do coração,que muitas vezes dói,mas continua...olha-se o outro como igual,não é hoje falasse porque estamos aqui,amanhã, não porque já estamos noutro local.Eu amo o que faço,as pessoas, a vida sai de mim, é instantâneo,sofro mais,as lágrimas correm,sinto no coração a dor,a emoção existe...mas não importa, eu tenho que transmitir o que existe em mim,não é o que diz a Palavra de Deus amanhã?e agora mais que nunca Pe António, que me fez encontrar Jesus.Eu tenho de LHE agradecer todo "O Sentir".
    Bem haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muda tudo, e tudo, ou quase tudo, deixa a "Saudade" de quem vive com o coração em vez da razão.

      Eliminar

Web Analytics