terça-feira, 17 de agosto de 2010

"Fragilidade"

"Talvez pudesse o tempo parar
Quando tudo em nós se precipita
Quando a vida nos desgarra os sentidos
E não espera, ai quem dera
Houvesse um canto pra se ficar
Longe da guerra feroz que nos domina
Se o amor fosse um lugar a salvo
Sem medos, sem fragilidade
Tão bom pudesse o tempo parar
E voltar-se a preencher o vazio
É tão duro aprender que na vida
Nada se repete, nada se promete
E é tudo tão fugaz e tão breve
Tão bom pudesse o tempo parar
E encharcar-me de azul e de longe
Acalmar a raiva aflita da vertigem
Sentir o teu braço e poder ficar
É tudo tão fugaz e tão breve
Como os reflexos da lua no rio
Tudo aquilo que se agarra já fugiu
É tudo tão fugaz e tão breve".

Quando nos convenceremos desta verdade maior: «é tudo tão fugaz e tão breve»?!
O tempo foge, imparável, do controlo das nossas mãos; a voragem dos acontecimentos não consegue ser dominada pelas nossas verdades ou pelos nossos desejos; os segundos dos relógios não abrandam a sua velocidade porque queremos ou nos apetece! De facto, é mesmo «tudo tão fugaz e tão breve»!
Podemos tentar acreditar que a realidade é diferente, que somos donos e senhores do nosso «destino», que controlamos eficácias, horizontes e até a própria vida. Mais um engodo em que sucumbe demasiada gente!
Somos da eternidade e não do tempo; somos do definitivo e nunca do passageiro; do fim e não do instante. Porquê teimar em ser donos da vida, da nossa e da dos outros? Para quê viver em função da aparência e do banal, da máscara e do ilusório se, de facto, «é tudo tão fugaz e tão breve»?
Relembro neste momento as mentes, as vontades e os corações maldosos que grassam no mundo e na Igreja. Gente iludida que acredita que essa mesma maldade ou mesquinhez de atitudes, que a falácia das palavras e dos gestos, que a falsidade de relações e de convivências, se prolongarão definitivamente!
É que até o mal e as suas consequências, o cinismo e as suas ilusórias vitórias, as hipocrisias aparentemente tornadas verdades, são também elas «tão fugazes e tão breves»!
É certo que ainda existe gente a tentar lutar contra Deus. É verdade que ainda peregrinam vidas e corações convencidos de que a duplicidade de vida vingará definitivamente e que as suas atitudes vitupérias levarão a melhor! Pobres e tristes criaturas! Esquecem essa realidade inultrapassável: «é tudo tão fugaz e tão breve»!
A mentira e a maledicência, a falsidade e a incoerência, a calúnia e a baixeza de espírito têm, também eles, os dias contados. Não vale, de todo, teimar em eternizar essa demência existencial, essa loucura crescente tantas vezes mas destinada ao fracasso e à irrupção da verdade.
O bem e a justiça, a transparência e a paz, a honestidade e a frontalidade, ainda que marcados sempre pela dimensão da fragilidade humana têm o suporte da grandeza e do poder de Deus. Serão sempre vencedores. Porque valores e bens assentes na liberdade e na vida verdadeira, ao contrário da maldade e da mentira, sempre revestidos de medo e de insegurança pois que nunca sabem o dia em que serão desmascaradas!
Mesmo na «guerra feroz que nos domina», mesmo que nos custe aprender que «na vida nada se repete», seria bom desejar que o tempo parasse? Penso que não! Ainda bem que não! Porque a estrada da eternidade começa no «agora» e no «já» da nossa existência.
Aos corações manchados pela mentira e pela inveja, revestidos de ciúmes e de cinismos, fica uma «dica»: voltem «a preencher o vazio» desses vossos corações com a alegria da verdade e da paz próprias de quem se sabe simples e frágil, mas sustentado pela graça de Alto.
Não sejam teimosos, não se iludam indefinidamente; é que, mesmo que não queiram, «é tudo tão fugaz e tão breve»!
E nada melhor nem mais reconfortante, nada mais encorajador e entusiasmante que saber e acreditar que essa «vidinha» tresloucada e de espiritualismos doentios está destinada ao fracasso rotundo e absoluto. Pensem nisso. Talvez ainda estejam a tempo de experienciar uma serenidade e uma alegria que essa escuridão da alma que vos invade vos proibe de viver.
E nunca se esqueçam que creio numa «verdade maior»: "a minha vingança é amá-los mais"!
Nunca vos farei mal; seria igual a essa baixeza de espírito. Entrego-vos cada dia à misericórdia do Pai. Porque sei que não sabem o que fazem...

10 comentários:

  1. Ler este texto tão frontal e directo faz pensar em muitas coisas, faz descobrir bem dentro do coração aquele vazio faminto de "alegria da verdade e da paz próprias de quem se sabe simples e frágil, mas sustentado pela graça de Alto",
    Um amigo verdadeiro é isto mesmo frontal, e não nos diz só aquilo que queremos ouvir.

    ResponderEliminar
  2. Padre António sinto nesta meditação um estado de alma muito dorido pela presença
    de algo que não tem nada a ver com Deus, sentimentos que desiludem, que nos fazem mal,mas quem tem Deus no coração acaba sempre com serenidade e Paz e isso faz a diferença.
    Neste momento o meu estado de espírito é um pouco pior ,porque pensava que também podia ajudar alguém triste ideia,os sentimentos são baixos,negativos, que nem todo o amor do mundo consegue nada .
    Sr Prior hoje não sei sequer se consigo dizer "A minha vingança é amá-los mais" o meu coração está doer de tal forma,que para escrever neste momento é difícil ,mas sei que Jesus Cristo está comigo.
    "Fragilidade" como eu estou frágil e penso que não vale a pena tanto egoismo nesta vida terrena, se isto é só uma passagem , fugaz e tão breve , só o Amor em Deus ,tudo o resto é ganância,deturpações e maus sentimentos.
    Bem Haja Padre António que a luz divina nos ilumine a todos.

    ResponderEliminar
  3. O tema de hoje: "Fragilidade" fez-me recordar uma frase de Santo Agostinho que procuro recordar cada dia da minha vida.
    Dizia ele: "Não tenhas planos para a vida, para não estragares os planos que a vida tem para ti".
    O Plano diário diário e único, é crescer espiritualmente, sempre mais e mais, em relação a Deus e aprender a Amar melhor".
    Perceber que cada pensamento se torna em sentimento e a ele se segue a acção.
    E se a acção for contrárias às verdades de Deus, mais cedo ou mais tarde, aquilo que fiz aos outros, retornará a mim, com maior força.
    Não duvido de que quem semeia ventos, colhe tempestades.
    Cabe-me fazer a minha parte e bem, e deixar de me preocupar com o que os outros dizem ou fazem.
    Isso não me diz respeito.
    Só Deus pode julgar.
    É a Ele que tenho que prestar contas, questionando-me em cada dia, em cada hora, em cada minuto e segundo, se estou a fazer aquilo que ele disse: "Amar o próximo como a mim mesma".
    Aplicar hoje e sempre a regra de ouro, amando os inimigos.
    Fazer como Jesus ensinou:
    "Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abencoia os que vos amaldiçoam, rezai pelos que vos caluniam....O que quiseres que os outros vos façam, fazei-lhes vós também".
    A capacidade de me transcender em cada dia, tornando-me mais próxima daquilo que Jesus me pediu, ainda que custe, conduz-me a alcançar uma paz cada vez maior, que nenhuma fragilidade humana me poderá roubar.
    Experimentar esta paz em cada dia, é já hoje, um prenúncio do Reino dos Céus.
    Força Senhor Padre António
    Deus está consigo
    E se Deus está consigo, quem poderá estar contra si?....
    Rezo por si, sempre.
    Amélia

    ResponderEliminar
  4. "Entrego-vos cada dia à misericórida do Pai"...
    Amor verdadeiro... Deus sorri!
    Caminho e rezo com o meu Prior...

    ResponderEliminar
  5. "Fragilidade"
    Fragilidade tem de ser momentânea,porque
    o meu coração está em Deus e como tal ,temos que demonstrar isso mesmo ,força muita, força em Jesus Cristo.
    Amor, muito amor é a única arma,em nossa vida em .nosso olhar que deve prevalecer.

    ResponderEliminar
  6. Sr.Prior depois de umas merecidas férias vem o trabalho com todos os dissabores para uma pessoa humana ,mas o Padre António é especial, é Apóstolo de Jesus Cristo, tem um Dom muito grande e uma missão que nos transcende.
    É amar mais ,sempre mais,até doer só assim se chega ao Senhor nosso Deus e acredite todos vamos segui-Lo com humildade e ver onde estão as portas do Céu,que o Padre António não desiste de nos mostrar apesar das nossos incoerências e "Fragilidades".
    Sempre em frente olhos no Céu em Jesus Cristo,força e uma boa viagem para todos com, Paz e Amor.

    ResponderEliminar
  7. Quem somos nós, senão uma árvore seca no deserto, se não nos deixarmos regar pelo amor, todos os dias,ficamos como na foto ,sem préstimo plantadas no deserto, onde ninguém nos vê.
    Simplesmente amar ,dar amor,recebesse sempre mais e somos felizes

    ResponderEliminar
  8. Li algumas meditações para encontrar um pouco de força e neste momento só esta, apesar de me doer um pouco a lê-La por sentir que é de alguém muito magoado, mas hoje só "Fragilidades" vai ao encontro do que sinto.
    Frágil e muito necessitada de ir à Fonte saciar a sede de Cristo.

    ResponderEliminar
  9. Pensei escrever um pouco aqui nesta mensagem, porque delas todas é a que traduz um coração mais fragilizado e é como me sinto neste momento ,mas de repente, levantei os olhos do teclado pela janela, vi um sol tão bonito, o meu coração teve como uma luz e uma vontade de ir para rua do o absorver, para me aquecer o pensamento, a alma,o espírito e sentir que DEUS está em mim.
    Sei que nada é fácil na vida,mas podia ser mais fácil, se todos fizessem um esforço para que isso acontecesse,com muito amor, esquecendo
    eu ,eu .

    ResponderEliminar
  10. Como é difícil deixarem-nos, fazer a Vossa vontade, Senhor Jesus, tantas objecções, não conseguem ver que só Deus importa.
    Que eu olhe para a cruz e a tome como Vós Senhor a tomas-te por todos nós.

    ResponderEliminar

Web Analytics