quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"Pastores"

"F
oi-me dirigida a palavra do Senhor nestes termos: "Filho de homem, profetiza contra os pastores de Israel, profetiza e diz a esses pastores: Assim fala o Senhor Deus: 'Ai dos pastores de Israel, que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar o rebanho? Vós, porém, bebestes o leite, vestistes-vos com a sua lã, matastes as rezes mais gordas e não apascentastes as ovelhas. Não tratastes das que eram fracas, não cuidastes da que estava doente, não curastes a que estava ferida; não reconduzistes a transviada; não procurastes a que se tinha perdido; mas a todas tratastes com violência e dureza. Por isso, à falta de pastor, elas dispersaram-se e, na sua debandada, tornaram-se a presa de todos os animais dos campos. As minhas ovelhas vagueiam por toda a parte, pelas montanhas e pelas colinas elevadas; o meu rebanho anda disperso por sobre toda a superfície do país; ninguém se preocupa nem as vai procurar.' Por isso, pastores, ouvi a palavra do Senhor: 'Pela minha vida - oráculo do Senhor Deus: porque as minhas ovelhas ficaram entregues à pilhagem e se tornaram a presa de todos os animais dos campos, por falta de pastor; porque os meus pastores não se preocupam com o meu rebanho, porque eles se apascentam a si mesmos e não apascentam o meu rebanho' por isso, pastores, ouvi a palavra do Senhor. Assim fala o Senhor Deus: 'Aqui estou Eu contra os pastores! Vou tirar as minhas ovelhas das suas mãos, e não permitirei que apascentem mais as minhas ovelhas; e eles não se apascentarão mais a si mesmos. Da sua boca arrancarei as minhas ovelhas, e elas nunca mais serão uma presa para eles.'" Porque assim fala o Senhor Deus: "Eis que Eu mesmo cuidarei das minhas ovelhas e me interessarei por elas".

Pastores e pastores!
Deles fala o Coração do nosso Deus. Coração sofrido, Coração «sangrado» porque nos encontra «amolecidos», «endeusados», «politizados», «anunciadores» de nós mesmos. Um Coração magoado porque o Bom Pastor que dá a vida pelas Suas ovelhas nos vê a «adocicar» o Evangelho, a «diplomatizar» a radicalidade e a beleza da Boa Nova! Um Coração «sentido» porque olha as Suas ovelhas desamparadas, esfomeadas, sedentas de vida e de verdade e nós, pastores, demasiadas vezes gastamo-nos e desgastamo-nos a alimentar as nossas veleidades e os nossos «umbigos», as nossas verdades pessoais e vontades idolatradas!
Importa a oração permanente por nós, pastores consagrados por Deus!
Urge a cumplicidade, a comunhão, a caridade e fraternidade cristãs para com cada um de nós.
Deus sofre!
A Igreja sofre!
Porque demasiadas vezes desfiguramos o rosto tão belo e radioso de Deus, do Céu, da Vida em abundância. Porque nos escondemos, nos refugiamos, nos negamos a nós mesmos! Porque nos esquecemos que somos apenas servos, escravos, de cada outro. Porque tememos a radicalidade, a frontalidade, o apontar o caminho certo, sempre que essa aventura é propiciadora de conversas ou diálogos menos animosos, de perca de pseudo privilégios, de honrarias que são sempre pontuais e efémeras!
Um dia, um dia, acreditarei, acreditaremos, completamente que a nossa felicidade, a plenitude da nossa vocação e existência não é fazer a vontade do mundo nem o agradar aos homens; ao contrário, é fazer a vontade de Deus e agradar ao Senhor Crucificado por Amor.
Um dia, um dia - e oxalá seja breve - seremos santos, seremos a alegria do nosso Deus pois que apascentaremos fielmente as ovelhas que nos foram confiadas, saciaremos plenamente as suas fomes, apontaremos solene e fielmente o caminho do Céu. Sem medos. Sem diplomacias. Sem ligeirezas. Sem subterfúgios. Sem condições.
Creio firmemente que um dia, um dia, Deus nos olhará e sorrirá porque somos todos d'Ele pois somos absolutamente servos dos homens nossos irmãos.

8 comentários:

  1. "Senhor, quanta tristeza vejo em Teu olhar,
    gostava de Te consolar"...

    Sempre em oração... sempre!

    ResponderEliminar
  2. Padre António, é o melhor Pastor, que apascenta as Suas ovelhas e o faz com muito amor,só que é um ser humano, como todos nós, com sentimentos, quebras,angústias,insatisfações de não estar a cumprir tudo o que Deus LHE destinou.
    Mas não é verdade ,é um Pastor, que todas as Igrejas e Paroquianos desejavam, com muito amor no coração, para com todos e em especial para com Jesus Cristo.
    Diz-nos a verdade por mais que ela doa e isso é que é ser amigo e bom Pastor .
    «Gosto de Si preciso de Si» sempre

    ResponderEliminar
  3. Aquilo que nos importa e interessa a nós cristãos leigos é verdadeiramente a santidade dos nossos pastores. Ela é caminho e certeza da nossa própria fidelidade e santidade a Deus. Não podemos ter outra atitude se não mesmo a da oração permanente e insistente pelos nossos pastores. Quantas vezes são vítimas de mentiras, de críticas injustas apenas porque não fazem a nossa vontade humana!
    Rezar pelos nossos pastores é rezar por nós, Igreja de Deus.
    Conte Pe. António com a oração desta família.

    ResponderEliminar
  4. Um Pastor é como Deus.
    Deus é de todos e nós por vezes temos dificuldade em aceitar isso ,falamos meu Deus, como se fosse exclusivo só nosso ,mas não, SEU coração ,olhar cobre todos de igual modo com muito amor.
    Um Pastor, é terreno como tal vem o egoísmo , porque gosta mais da A ou B mas não é verdade um Pastor é representante de Deus como tal é de todos e é assim que O devemos ver como a Deus, um olhar abrangente que nos abraça a todos sem distinção.
    Seu coração sofre quando confrontado com pequenas coisa, ,sentimentos que assolam um ser humano e que nada tem a ver com Deus.

    ResponderEliminar
  5. A leitura do texto evidenciou-me de forma clara o acerto do caminho que o Senhor Padre e nosso Pastor está a tomar.
    Reconhece, até publicamente neste texto, a sua humanidade, traduzida na dificuldade em seguir sempre o caminho apontado por Cristo e humildemente pede a Deus que lhe aponte o caminho certo, pressupondo a eliminação do maior entrave à santidade e que é nem mais nem menos, do que o medo.
    O Medo, traduzido em comportamentos ou sentimentos vários, é o maior entrave ao AMOR.
    O verdadeiro Amor incondicional a Deus não teme.
    Quem Ama não tem Medo.
    Onde há Fé não há Medo.
    Ao longo da vida fui descobrindo os meus medos e deixei de fugir deles.
    Passei a enfrentá-los até ao limite.
    E ai, sempre que consegui enfrentar esses medos até ao limite, desapareceu e Medo e ficou só o Amor.
    É uma paradoxo, mas é real.
    Semelhante aquele paradoxo que Madre Teresa de Calcutá encontroum quando dizia:
    "Se Amares até doer, desaparece a dor, fica só o AMOR".
    Por isso é tão bom passar pela dor.
    Porque depois só fica o AMOR.
    Que Deus o abençoe, o ilumine e o conduza diariamente no caminho da Santidade.
    Rezo por si, sempre
    Amélia

    ResponderEliminar
  6. "Passo a passo
    pegaremos fogo ao mundo inteiro"
    Que bom, ler estas palavras, sentidas com toda a força e Amor em Jesus Cristo.
    Tenho a certeza que sim ,que esses corações vão recheados de alegria e amor para todo o mundo. Lá do Alto, Deus vos acompanha e louva.
    Bem Hajam jovens, vivam sempre no SEU amor e com o vosso e nosso Pastor que tanto nos quer sempre.

    ResponderEliminar
  7. Que as Suas vidas sejam sempre um transbordar de boas obras e que glorifiquem sempre o Senhor.
    A alegria brotará de cada pastor e de cada «ovelha» deles surgirá experiências de vida únicas .
    Basta prestar um pouco mais de atenção para ver ou então inserirmos nos um pouco mais , dando um pouco do nosso contributo e veremos quanto trabalho existe,que feito por todos não é nada.
    Bem hajam por serem o nosso fio condutor até ao PAI que está no Céu.

    ResponderEliminar
  8. Ao passar do tempo, no meu coração existe um aperto, uma saudade, uma necessidade de ouvir a Palavra de Deus pelo Pe. António que não tem explicação,é uma força invisível e profunda, e então ao ler todo o Partilhar,as palavras ecoam e me fazem sentir triste de não poder sentir todos aqueles sentimentos descritos pelas pessoas que o apoiam e acarinham,poder sentir posso, porque o sinto,porque o coração vai mais longe,vê mais longe e leva-nos com ele,fecho os olhos...

    ResponderEliminar

Web Analytics