quarta-feira, 7 de julho de 2010

"Minhas mãos"

Lembro-me bem daquele momento: o Bispo tomou as minhas pobres mãos, trémulas e frágeis, nas suas próprias mãos, tão serenas, tão confiantes, tão ungidas. De seguida, impuseram as mãos todos os sacerdotes presentes que, por esse solene gesto, me tornaram um deles. Pouco depois, o Bispo ungiu estas minhas mãos, sinal de eleição, de compromisso, de consagração, de missão.
Depressa estas minhas mãos foram usadas para abraçar, estendidas para consagrar, elevadas para abençoar, expostas em súplica e acção de graças, abertas e prontas para distribuir o Pão do Céu.
Mãos usadas para benzer filhos e pais, avós e netos; mãos usadas para abençoar amigos e família, conhecidos desconhecidos, próximos e estranhos, pois que todos quantos as tocam ou as beijam sabem bem que significam bênção e presença d'Aquele que chama, consagra e envia...
Minhas mãos ungidas, consagradas, que apontam o caminho do Céu. Que apanham lixo nas salas da catequese ou papéis deixados na igreja. Minhas mãos que escrevem textos para o boletim paroquial, para o jornal, a página da net ou o blog. Mãos que viram as páginas do breviário, desfiam as contas do rosário ou abrem o Missal em cada dia.
Mãos que contam partículas para a Eucaristia, os ofertórios da Missa, que acendem as velas do altar, que fazem o sinal da cruz...
Minhas mãos que tanto já gesticularam, que suaram incontáveis vezes, que tocaram tanta e tanta gente...
Mãos que serenaram almas inquietas, limparam lágrimas sangradas, abraçaram corações despedaçados, suavizaram vidas desassossegadas. Mãos que apoiaram tantas e tantas vezes a minha cabeça, tantas as vezes que não vislumbrava os caminhos a trilhar, a prosseguir. Mãos elevadas em prece pedindo, suplicando, a ajuda do Céu.
Mãos ungidas, há já dezanove anos.
Mãos com marcas, calos, rugas; mãos que por vezes apelam descanso, recompensa, pausa, diante de tudo quanto já fizeram... Mas que não o farei, que não posso, nem quero fazer, simplesmente porque há ainda tanto a fazer...
Porque a messe é grande e os trabalhadores são poucos.
Há ainda tanto a fazer! Tantos a abençoar. A ungir. A abraçar. A amar.
Minhas mãos que hoje renovo a consagração, a entrega, o abandono, a confiança Àquele que por mim, por nós, abriu as Suas até ao limite, à morte que gera Vida.
Minhas mãos ungidas, que são mãos de Deus, que são vossas, meus paroquianos, meus amigos, pais, mães, família, terras e bens.
Mãos minhas que, como naquele primeiro dia, permanecem trémulas diante do mistério que as envolve; mãos que suam perante a missão que me foi confiada: ser todo de Deus sendo todo vosso, homens e mulheres meus irmãos.
«Totus tuus» meu Senhor. «Totus tuus» Estoril. «Totus tuus» Igreja Santa de Deus...

13 comentários:

  1. Mãos que servem, amam.
    Saibamos merecê-las...
    Rezo com o meu Prior, agradeço a Deus!

    ResponderEliminar
  2. Não consigo comentar, nem dizer nada, por agora, a emoção é muita,as lágrimas correm, enquanto leio todo o sentir de um coração completamente de DEUS .
    Bem Haja Senhor Prior, As maiores felicidades,neste maravilhoso Dom, ao qual foi Consagrado ,com todo o Amor de JESUS CRISTO.

    ResponderEliminar
  3. Padre António
    Normalmente gosto da forma e do conteúdo dos seus textos, mas este tocou-me de uma forma muito particular, não sei se é um dia em que estou mais fragilizada, (ontem fiz 40 anos de casada e meu filho ofereceu-nos um filme muito bonito com as fotos e filmes da cerimónia e hoje tenho estado a ver filmes dos meus filhos quando eram pequenos), mais sensível, mais carente e a precisar de umas mãos amigas. Ao reler ... senti o meu coração mais confortável e com uma vontade enorme de me aproximar de si, de falar consigo de por cá para fora os meus bloqueios, as minhas dúvidas....
    Padre António bem haja por ser o nosso pastor que Nosso Senhor o ajude. Lu

    ResponderEliminar
  4. Mãos de Deus que tudo fazem ,com o Dom com que foram Consagradas.
    Olhar profundo ,sereno,meigo,que abrange uma igreja completa de paroquianos.
    Palavras do Evangelho descritas com alma ,coração e vontade de nos abraçar a todos nesse Amor profundo que é a Palavra de Jesus Cristo.
    Jovens conduzidos com muita entrega ,até há exaustão com muito Amor.
    Ainda a Paróquia onde tudo precisa de uma atitude uma palavra,uma solução.
    Cuidar da Casa de Deus.
    Mãos Consagrdas que nos abençoam e nos levam a DEUS de uma forma intensa.
    Bem Haja por tudo,tudo mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Tão bonito este texto...! Tão belo tudo o que ele evoca...!
    Não pude deixar de comentar já que, essas mesmas mãos, tive a graça de as beijar,tendo em mente tudo o que representam e que foi referido, há não muito tempo, quando peregrinámos à Terra de Jesus, na sequência do seu desafio, lançado assim, de repente, e aceite por muitos de nós da Escola de Responsáveis do M.C.C. e que implicou, a breve prazo, uma concretização efectiva...
    Este texto transportou-me, vencendo o tempo e o espaço, para esse momento, lá, na Terra Santa e, depois, por alargamento, para todos os outros aí vividos, momentos ricos, momentos densos, momentos felizes..,
    Então, quis deixar aqui, ao Sr. Pe. António, para além dos parabéns pelos dezanove anos da sua ordenação sacerdotal,o meu agradecimento(que vai para o Senhor mas passa por si...) por tudo o que aprendi consigo, desejando-lhe, também, a continuação, sempre, dessa sua entrega, plena e fecunda, que tem sido tão bom, para mim (e com certeza, para muitos outros...) presenciar, neste ano em que houve maior contacto,através dos encontros do nosso Movimento.
    Com muita amizade
    São Morais

    ResponderEliminar
  6. É uma Graça de Deus, termos o nosso Prior António, na nossa Paróquia.
    Cada dia que passa, melhor compreendo o « Sim» dado, com todo o Amor.
    Que Deus, ilumine todo o caminho, a percorrer ao longo do Ministério, o Dom maravilhoso de que é portador.

    ResponderEliminar
  7. Mãos com Graça Divina,mistério inigualável, que a todos ultrapassa.
    Mãos que Consagram ,abençoam e nos amam,nos tocam a todos e a cada um, como se fossemos únicos. Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Meu Querido Prior, não tenho palavras para manifestar a minha,nossa,gratidão por Deus ter permitido que as nossas vidas se cruzassem com a sua e o que isso tem representado e continua a representar para nós.
    Se o nosso Amor a Cristo e à Sua Igreja já era grande,tornou-se ainda maior e mais forte através do seu testemunho como pessoa,como cristão, como sacerdote. Tem- nos levado a querermos ser cada vez mais de Deus, a querer ir sempre mais além, mesmo que custe e precisamente porque custa.
    Louvamos a Deus por ser o SACERDOTE que é.
    Louvamos a Deus por atavés das suas Mãos termos sentido o toque de Deus.
    Louvamos a Deus por ao beijarmos as suas mãos, Mãos Ungidas, Mãos Abençoadas, Mãos Santas, beijamos as MÃOS de Nosso Senhor Jesus Crito, nosso Salvador.

    Sabe quanto o amamos!

    João+Rose

    ResponderEliminar
  9. Também eu beijo as suas mãos que consagram, que abençoam, que absolvem!
    Também eu beijo as suas mãos porque são as Mãos de Jesus!
    Peço a Nossa Senhora que o continue a levar pela mão, para que seja cada vez mais santo e, assim, todos nós, o seu rebanho, possamos caminhar de mãos dadas consigo para a santidade.
    Mico

    ResponderEliminar
  10. Cada meditação, Homilia profunda sempre com preocupação, que nós da Palavra de DEUS, consigamos ver que a nossa vida, tem de ser em Jesus Cristo.
    Padre António são Mãos Abençoadas,de um Sim consciente e sem limite.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  11. Também nós tivemos essa graça de dos cruzarmos um dia (+- 16 anos), com este amigo que já nessa altura era um apaixonado por aquele Cristo Vivo que vive em nós, na nossa familia, que Deus te proteja sempre e te mantenhas sempre por perto, são os votos dos teus amigos João Pedro, Lourenço, Elsa e Pedro Cipriano. Continua pois nós rezamos para que o teu caminho seja sempre aquele que Deus quer.

    ResponderEliminar
  12. Cada vez que meus olhos, percorrem não este texto, mas sim este sentir profundo ,minha alma estremece, ao ver tanto amor e entrega de um coração humano.
    Sr Prior, lembro-me como se fosse hoje , Suas Mãos sobre minha cabeça Suas Palavras e tudo mudou,Deus entrou em mim de uma forma desconhecida,no meu pensamento na minha vida, hora a hora ,fazendo-me pensar reagir deitar minha letargia fora ,actuar ,viver em Cristo no Seu Amor,confiar com uma fé muito grande.
    Deus ,está sempre com o nosso Prior e vai sempre Lhe iluminar o caminho e que essa Luz nos chegue a nós com todo o amor .
    Bem haja sempre

    ResponderEliminar
  13. Ao voltar a ler ,todo este sentir de um coração puro, que toda a Sua vida dedica a jesus Cristo e a nós ,um coração humano ,que nunca se cansa até ao limite do cansaço.
    Senti-me do mesmo modo emocionada com se o estivesse a ler pela primeira vez e recordei-me do partilhar da "Memória de alguém" onde o nosso Prior se entrega de alma e coração a 24 corações sedentos de Cristo , fazendo-o humildemente e com muito amor no coração.
    «Totus Tuus»meu SENHOR.

    ResponderEliminar

Web Analytics