quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Agradecer"
 
Gostava tanto de poder agradecer a cada coração que comigo, hoje de forma particular, se fez uno, se fez comunhão, cumplicidade, acção de graças, sonho, caminho...
De muitas formas, de vários lados, como soube bem sentir essa presença de cada um numa data que se torna para nós, sacerdotes, única, indelével, eternamente misteriosa! Cada palavra, telefonema, mensagem, email, prece, eucaristia, senti renovar aquele «sim» proclamado conscientemente há já dezanove anos atrás; senti aquela paz, aquela alegria, aquele Céu que experienciei naquela tarde de 7 de Julho de 1991.
Agradeço a cada um, na simplicidade, no silêncio, na verdade da minha oração.
Entrego ao Bom Pastor cada sinal, cada manifestação, cada abraço, partilhado hoje comigo e por mim.
Na verdade, há dias, ocasiões, aconteciementos, que nos fazem entender melhor o mistério da Igreja e da comunhão como «traço» e «marca» do nosso existir. Celebrar o aniversário da nossa Ordenaçao Sacerdotal é, sem dúvida alguma, um desses momentos inesquecíveis, pois que mais depressa viajamos no tempo, com mais facilidade nos deixamos envolver pela sombra fecunda da gratidão, da humildade, da confiança e da paixão.
Dezanove anos, onde tantos e tantos corações já se cruzaram com o meu; onde tantas vidas generosas, belas, puras, verdadeiras, abnegadas, me ajudaram a ser aquilo que hoje sou; onde incontáveis almas «silenciosas» me ensinaram o caminho para Deus no coração e no seio da Igreja.
Por todos esses rezei hoje de forma agradecida; por quantos se sentiram magoados, traídos, ofendidos ou desapontados, pelo meu ser padre, pedi também e, particularmente, perdão!
Soube bem este dia...
Iniciá-lo, na recitação do Terço com corações jovens da paróquia; terminá-lo com a bonita e gratificante presença de um grupo de jovens e menos jovens que me presenteou com a sua presença, fazendo para isso várias centenas de quilómetros!
A todos, a cada um, um profundo e sincero bem-haja.
Adormecerei hoje, particularmente, a rezar por quantos hoje, durante este dia, fizeram o favor de se lembrar de mim e de por mim rezar...
Que eu seja sempre mais e mais digno dessa oração, dessa amizade, dessa confiança, servindo e amando a Igreja que são...

12 comentários:

  1. "Misericordias Domini
    in aeternum cantabo
    "...

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que dizer, mas cada vez mais Este coração transbordante de Amor nos surpreende.
    Leio vezes sem fim a (as) meditações e encontro sempre um Ser humano, humilde,maravilhoso e cheio do Divino Espírito Santo.
    Padre António rezei e rezo sempre, pelo nosso Pároco que nos é tão querido.
    Eu é que tenho de agradecer tudo o que fez de mim,um coração iludido que pensava que estava no caminho certo ,mas faltava muito.
    Bem Haja pela Sua dedicação , oração,pensamento,de nos ter no coração ,na vida .

    ResponderEliminar
  3. Quando uma caneta,um teclado se move por uma mão, um coração apaixonado, cheio de amor até doer, por Jesus Cristo e tudo o que O rodeia ,pouco há a dizer é ler ,fechar os olhos interiorizar todo este sentir de um Apóstolo escolhido por DEUS, é caminhar-mos lado a lado humildemente.
    Ajudando, a que cada coração consiga sentir esta felicidade de partilha,amizade, amor,esperança,confiança, que nos traz a Paz tão desejada.

    ResponderEliminar
  4. Prior
    Acabei mesmo agora de ler os seus últimos textos no blog.
    Comovi- me ao lê- los e ao ler os comentários feitos.
    Como fico feliz por si, cada vez que vejo as manifestações de carinho que lhe dispensam.
    Fiquei com um pouquinho de "inveja" por perceber que houve pessoas que o puderam abraçar . Mas também fiquei contente por ter tido essa surpresa.
    Um beijo imenso, do tamanho de Deus

    ResponderEliminar
  5. Família de paroquianos8 de julho de 2010 às 18:50

    A alegria de ser Igreja acontece nestes momentos especiais de comunhão entre pastores e fiéis. Também nós agradecemos o dom de termos alguém que nos guia para Deus de forma apaixonada, exigente, emocionada.
    Talvez cada um de nós consiga entender este mesmo dom quando estivermos privados da sua presença; até lá aprendamos a agradecer, a maravilharmo-nos pela forma como nos falam de Deus, como nos mostram o caminho até Ele.

    ResponderEliminar
  6. Quando encontramos quem não tem medo de viver do coração, crescemos sempre, para lá da idade que já tivermos. Quando descobrimos alguém que vive apaixonadamente, avançamos no conhecimento da vida, por mais que já tenhamos vivido. É por isso que louvo a Deus por encontrar quem me relembre a cada instante que aquilo que importa na vida e na vida da fé é precisamente o amor simples, discreto, entregue, sem reservas.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns! Muitos Parabéns! É bom tê-lo como nosso prior, como nosso Guia, como nosso apoio. É bom. Não consigo dizer mais. É Grande. É muito Grande! Muito Obrigado! Espero que fique sempre connosco na nossa paróquia. Muito Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Muitos Parabéns por mais um ano de Sacerdote e já com a "maioridade" confirmada não só pelo número de anos como pelo espelho de Amor em que se vai tornando. Sim, rezamos por si aqui em casa: pelo Sacerdote e pelo Amigo de quem muito gostamos.
    Beijinhos e um abraço do Luis

    ResponderEliminar
  9. Como eu agradeço, a Deus todos os dias de O termos connosco Sr. Prior ,alma pura ,coração onde transparece todo o amor em Jesus Cristo e uma luta interior para que tudo esteja bem com todos nós. Bem Haja que a luz Divina sempre o ilumine.
    Um olhar profundo de amor, que abrange uma Igreja completa.

    ResponderEliminar
  10. Padre António
    Adormeço, sempre todos os dias a rezar,agradecendo a DEUS, por O ter trazido até nós e me fazer ver como os caminhos, não são exactamente como eu pensava.
    Os caminhos de Jesus Ressuscitado é tudo, vida, amor.

    ResponderEliminar
  11. "Agradecer "
    Somos nós que temos que agradecer ,cada dia que passa mais surpreendida fico ,com todo o carinho que nos dedica
    Ao levar o Estoril no coração até à nossa mãe Maria Santíssima é como que nos dar um pouco de Céu ,para o alento da nossa vida ,que o Divino Espírito Santo Lhe conceda saúde , força para estar sempre junto de nós.

    ResponderEliminar
  12. Todos os dias tem a minha humilde Oração Sr.Prior e é do coração com todo o agradecimento pela SUA vida toda dedicada a nós,que nem somos merecedores.
    Boa noite e bem haja Padre António

    ResponderEliminar

Web Analytics