sexta-feira, 18 de junho de 2010

"Mostrar o caminho do Céu"

Esta é a única missão de cada sacerdote; a nossa verdadeira missão; o nosso derradeiro trabalho.
Que, em verdade, se manifesta e traduz depois em incontáveis acções e modos, numa imensidão de gestos e de momentos. Mas sempre com o desejo de, a cada coração, a cada peregrino deste mundo, a cada homem e mulher que se cruza connosco, "mostrar o caminho do Céu".
Um padre voltar a escrever num «blog» é também, "mostrar o caminho do Céu".
Não é outro o meu intento, outro o meu objectivo...
Porque vivemos sob diversas encruzilhadas, porque com demasiada facilidade nos deparamos com «becos sem saída», porque não raras vezes peregrinamos por sendas erradas, precisamos que nos apontem, nos mostrem o caminho do Céu.
O sacerdócio é «apenas» isso:" a propósito e a despropósito" mostrar-vos esse "caminho do Céu"!
Em palavras, em gestos, em iniciaticas, pelos silêncios, pelos sinais, em presenças e ausências, há uma única vontade: mostrar-vos "o caminho do Céu".
Mesmo que por vezes o não queiram seguir; ainda que não consigam acreditar; sempre que decidirem palmilhar outros caminhos; mesmo que tenha de permanecer sozinho, pedirei a Deus que não desista de vos apontar "o caminho do Céu"!
Essa tarefa, esse ministério, é a única realidade que não podem deixar de me exigir!
Que eu seja «farol», «passagem», «ponte» para cada um daqueles que «me ler»; que eu seja tão somente (e isso é tudo) pequenino sinal que a cada um desses vossos corações sedentos de mais e de maior, desejosos de vida e de eternidade, mostra "o caminho do Céu"...
E caminharei... caminharei, não atrás, nem sequer à frente, mas bem ao vosso lado, pois apenas isso me faz «correr»: caminhar para o Céu...

15 comentários:

  1. Estou feliz por me deparar com um novo modelo,não sei se da minha parte será fácil ,mas penso que sim,vou experimentar.
    Bem haja Senhor Prior por o "Até já " ter acabado e ser o agora e já .
    Muitas Felicidades, aqui estamos todos com Jesus Cristo.

    ResponderEliminar
  2. Esteja eu atenta... saiba o meu coração ver a luz do «farol» que, aqui, me indica o caminho do Céu...

    "Luz terna, suave, no meio da noite,
    Leva-me mais longe...
    "

    ResponderEliminar
  3. Está lindo o blog.
    Padre António na verdade por este meio pode crer que ajuda muita gente,especialmente se no coração houver uma pequenina brecha que deixe a luz do Céu e o Amor de DEUS entrar,infelizmente na vida existe muito orgulho e o medo do detrimento dos menos pelos mais jovens,só faz falta é outros olhos com mais Amor para ver a vida,as pessoas.
    É maravilhoso,gratificante ver como todos os jovens estão felizes e seguem DEUS pelas mãos do nosso Prior.
    É isso que eu sinto e sempre senti, que o Padre António quer
    nas Palavras ,ou no silêncio caminha com todos nós,bem ao nosso lado a "caminho para o Céu" e está sempre pronto a procurar a ovelha que fugiu ao seu Pastor,atento e preocupado.
    Um Apóstolo de Jesus Cristo
    BEM Haja

    ResponderEliminar
  4. Fantástica esta oportunidade de continuarmos a caminhar juntos para Deus, seguindo a alma do nosso Prior. Obrigado por mais essa forma de serviço.

    ResponderEliminar
  5. Eu já não sou jovem...pelo menos pela idade que o meu BI diz que eu tenho...e só queria dizer que gosto muito do meu Pastor e que espero que ele não se esqueça que andam por aqui, sempre de olhos postos nele, bastantes ovelhas menos jovens e vigorosas, talvez mais "ranhosas"...mas que rezam por ele e por esta Paróquia e pelos "seus jovens". É uma alegria fazer parte de uma Paróquia tão viva! É muito bom ter por Pastor este homem que transborda de Fé, que se comove, que reza com o coração...Lembre-se só que, algumas das suas ovelhas podem ter, às vezes, a sensação de ficarem para trás na estrada...

    ResponderEliminar
  6. Que bom que o nosso Prior tenha recomeçado este modo de falar e partilhar connosco. Um grande obrigado em nome de muitos certamente...

    ResponderEliminar
  7. Em nome de mais um,e muitos mais haverá.
    Muito obrigado por nos "Mostrar o caminho do Céu" sempre ao nosso lado.
    Todos nós sentimos isso do coração.

    ResponderEliminar
  8. Não posso deixar de manifestar a minha alegria por ver e sentir que só um coração apaixonado, enamorado por Cristo como o seu, inventa e reinventa novas maneiras para que os que lhe estão confiados e tantos, tantos outros caminhem para o CÉU.
    Que Deus o abençõe!

    ResponderEliminar
  9. Sr. prior é força,energia é vontade de levar o testemunho,anunciar a Palavra de Cristo sempre mais e mais é a Igreja que DEUS quer e todos precisamos.Sempre em frente jovens,acompanhem o nosso Prior sempre.

    ResponderEliminar
  10. Há uns largos meses atrás numa meditação, eu dizia, que parecia que sentia alguém a caminhar lado a lado indicando-me o caminho e era verdade, Deus não nos deixa só ,nós ás vezes é que O deixamos só e não estamos realmente no caminho devido, ou porque temos o habito de dizer, somos católicos não praticantes ou simplesmente vamos à missa não vamos à Divina Eucaristia e muitas coisas impensáveis,mas mesmo assim ELE, nunca nos abandona, põe em nosso caminho alguém a caminhar ao nosso lado,bem ao nosso lado .
    Obrigado Padre António ,pelo trabalho,dedicação e muitas horas de sono que LHE tiramos.

    ResponderEliminar
  11. "Caminharei bem ao vosso lado"
    Como precisamos que Caminhe bem ao nosso lado, Padre António, desinstalando-nos e fazendo-nos pensar muito ,muito mesmo.
    O mar da nossa vida torna-se oceano,quando partilhamos a nossa existência com quem necessita ,mas nem sempre fácil, quando alguém está dependente de nós,mas quando à vontade Deus mostra-nos sempre as estradas com as guias para a ELE chegarmos com muito amor e fé.
    Caminha-se mais devagar, mas havendo amor no coração e os olhos em Deus, vamos ajudando a contribuir para o bem.

    ResponderEliminar
  12. Padre António
    Um Padre escrever num blogue é mesmo ir-nos mostrando o caminho do Céu ,todos os dias ,é o alento para corações que precisam de uma Palavra pode ser escrita ,mas tão necessária ela é Porque confiamos em quem está do outro lado, sabemos que existe um coração que nos acolhe com amor, o amor de Deus.
    Tanta gente que precisa de uma pequena palavra para tudo se tornar um pouco claro ,para abraçarmos a Cruz sem vacilar.
    Jesus Cristo Vós sois o caminho e eu perdida em estradas secundárias, não consigo encontrar a Tua Paz,mas sei que não me deixas só ,apenas tenho de ser eu a chegar lá e permanecer.

    ResponderEliminar
  13. Como vou ficar feliz se um dia abrir o computador, e poder escrever o mesmo que escrevi no primeiro comentário assim :Bem haja Sr Prior por o "Até já" ter acabado e ser o "agora e já"mostrando-nos o caminho da vida para caminharmos para a Santidade como sempre o fez.
    Bem Haja, pelo tempo muitas vezes tirado ao sono ,mas sempre aqui connosco.

    ResponderEliminar
  14. Pe. António
    Quase a fazer dois anos de partilha neste blogue,tanta coisa se passou entretanto...ficamos sem SI o nosso Prior,da presença física,porque a união os sentimentos prevalecem à distância,nada apaga a amizade...Deus cruza os caminhos,as vidas sem nós percebermos como,os desígnios de Deus são infindáveis.
    Todo este partilhar maravilhoso,fruto da entrega, da dádiva de SI aos outros,sem medos,mas sim sempre com o firme pensamento de nos levar a DEUS com toda a humildade.
    Bem-haja por tudo

    ResponderEliminar

Web Analytics